OS CURSOS

 

Nós, da IWF, somos especializados em treinamentos em diversos segmentos de mercado. Entre eles, destacamos as áreas de Telecomunicações, Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Certificações e Gestão de Pessoas.

Aqui, preparamos equipes autoconfiantes, com visão estratégica e foco nos resultados. Por isso, desenvolvemos soluções de acordo com cada necessidade do cliente, em dois módulos de curso: Sob Medida e Personalizado.

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Áreas de Interesse

Conheça nossos principais programas de capacitação, de acordo com sua área de interesse:


Redes

Redes Móveis

Sistemas de Telecomunicações

Rede Metálica

Rede Externa HFC


Energia

Certificação Cisco CCNA / CCNP

TIC

Unix / Linux

Gestão de Pessoas

DESCRIÇÃO: O curso capacita o servidor público para atendimento ao público em geral, como deve ser a postura e procedimentos a serem tomados.

PÚBLICO ALVO: Profissionais da área técnica e/ou operacional da área de atendimento ao público.

DURAÇÃO: 1 dia (8 horas)

PROGRAMA:
Este treinamento é composto pelos seguintes tópicos:
1. Comunicação eficaz: Técnicas de comunicação assertiva para potencializar habilidades de liderança, habilidades de influência, negociação e aprimorar técnicas de venda de ideias
2. Técnicas de atendimento ao público
3. Atitudes e comportamento para atendimento ao público
4. Técnicas de atendimento telefônico e formalidades do serviço público
5. Gestão da informação
6. Inteligência Interpessoal: Potencializar os relacionamentos interpessoais e estratégicos para a construção de equipes sinérgicas em ambiente colaborativo
7. Técnicas de gerenciamento de conflitos e resolução de problemas
8. Estudo de caso

DESCRIÇÃO: Este curso tem como objetivo fornecer aos participantes as informações necessárias para desenvolver estratégias e táticas apropriadas de negociação, envolvendo a administração e solução de conflitos.

PÚBLICO ALVO: Profissionais das áreas de Segmento Residencial, Comercial (Segmento Empresas e Negócio) e Serviços ao Cliente.

DURAÇÃO: 2 dias (16 horas)

MÉTODO: Aulas expositivas e workshops (utilizando a Andragogia) com dinâmicas de grupo, atividades de “role play” e estudos de caso.

PROGRAMA:
1. Questões preliminares de uma negociação
2. Posturas para negociação: caminhando para o ganha – ganha
3. Quais são as principais habilidades para serem consideradas um negociador?
4. Estilos de Negociação
5. Exercícios para praticar as táticas clássicas de negociação
6. Os tipos de negociação: processo e etapas
7. Posicionamento e Estratégias de Negociação
8. Atitudes facilitadoras na negociação: como evitar as armadilhas e perdas
9. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)
10. Definindo Conflito: Os 9 níveis de conflitos
11. Tipos de Conflitos
12. Conflito e negociação: Identificação de conflitos para construção de uma visão positiva do conflito
13. Estratégias para lidar com o conflito
14. Construindo confiança
15. Solução de conflitos e Administração de conflitos

16. Avaliação individual quanto às competências essenciais a serem desenvolvidas no PROGRAMA

17. Relações humanas e a gestão de conflitos

18. Compromissos de gestão de conflitos: técnicas de argumentação para gestão de conflitos e superação de objeções em negociações

19. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)

 

DESCRIÇÃO: O objetivo deste treinamento é desenvolver competências de liderança que permitam ao colaborador estar sempre à frente do processo de inovação. Aprender a ouvir, fazer as perguntas certas, trabalhar em equipe, superar limites e ter a consciência de servir a equipe, liderar pelo exemplo e atuar em rede são competências indispensáveis para um líder eficaz e eficiente.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que atuam em gestão de pessoas e aqueles que estão em processo de transição para assumir a gestão de pessoas.

MÉTODO: Aulas expositivas e workshops (utilizando a Andragogia) com dinâmicas de grupo, atividades de ‘’role play’’ e estudos de caso.

DURAÇÃO: 2 dias (16 horas)

PROGRAMA:
1. O Líder Servidor
2. Liderança x Gerenciamento
3. Trabalho em Equipe
4. Escuta ativa
5. Fazendo as perguntas certas
6. Processos de tomada de decisão
7. Dinâmica de grupo – liderança
8. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)
9. Aprendendo a aprender
10. Tipos de liderança
11. Conhecendo seu tipo de aprendizagem
12. Ciclo de vida de um líder
13. Estudo de casos
14. Coaching como ferramenta de liderança
15. Motivando a si mesmo e os outros
16. Superando limites e quebrando barreiras
17. Preparando sucessores – o segredo do crescimento do líder
18. O efeito Howthorne
19. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)
20. Entrega de certificados e encerramento

DESCRIÇÃO: Este treinamento tem como principais objetivos: Desenvolver equipes de alta performance engajadas, despertar a criatividade, inovação e motivação para alcançar metas e administrar as mudanças necessárias para integrar pessoas e harmonizar o ambiente profissional.

PÚBLICO ALVO: Este curso é direcionado a gestores e demais profissionais que têm interesse em conhecer técnicas e ferramentas para aprimorar o trabalho em equipe.

DURAÇÃO: 1 dia (8 horas)

PROGRAMA:
1. Reconhecendo e gerindo nossas Relações Pessoais
2. Da parte ao todo: Pensando como parte de uma equipe
3. O que Precisamos Saber sobre Nós e sobre os Outros
4. O que precisamos saber sobre equipes
5. Desafio 1
6. Feedback: como utilizar essa ferramenta para potencializar as relações pessoais
7. Desafio 2
8. Os Quatro Temperamentos e algumas outras ferramentas comportamentais 
9. Desafio 3
10. A Dinâmica de Grupo nas Relações Interpessoais: identificar, avaliar e controlar o ambiente (situações de stress)
11. Desafio 4
12. A Comunicação nas Relações Pessoais
13. Integrando a Equipe: fazendo acontecer
14. Desafio 5
15. As lições aprendidas

DESCRIÇÃO: O curso treina e capacita os líderes para estabelecimento e construção de ambientes de confiança e credibilidade dentro das empresas e organizações desenvolvendo as características de liderança, autoconfiança e a confiança entre os integrantes das equipes as suas diversas interfaces.

PÚBLICO ALVO: Líderes e gestores de pessoas e equipes.

DURAÇÃO: 1 dia (08 horas)

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”.

PROGRAMA:
1. Entendendo e desenvolvendo as relações humanas e a importância da confiança dentro das empresas e organizações
2. Comunicação e negociação em ambiente de confiança
3. Identificando os estilos de liderança
4. Revendo o processo de comunicação
5. A importância do feedback
6. A teoria das inteligências múltiplas
7. A teoria da inteligência emocional                                                                                                                                                                                                                                                                                  8. Como liderar com as diferentes expectativas e motivações em ambiente multigeracional: Geração Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z

DESCRIÇÃO: O curso capacita os novos líderes a entenderem e atenderem as diferentes demandas da empresa e das suas equipes, referentes ao seu novo papel de líder equipes.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que assumiram, ou estão para assumir, cargos de liderança de equipes em empresas dos diversos setores da economia.

DURAÇÃO: 2 dias (16 horas)

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e ‘’role play’’.

PROGRAMA:
1. Analise do cenário atual da liderança: Adaptações e evoluções do desenvolvimento da carreira profissional, reforçando as diversas fases
2. Autoconhecimento:  Entendimento das fases e dos interesses dos profissionais em cada fase da carreira
3. A linguagem do comportamento humano observável: conhecer o outro
4. Os estilos de interação e comunicação, (conforme estudo do pesquisador Paul Mok)
5. Dinâmica: Reconhecimento dos estilos nos papéis dos atores
6. Dinâmica: Como os estilos podem interagir entre si
7. Como eu posso me comunicar melhor com os demais estilos
8. Âncoras de carreira (Edgard Schein): identificando os fatores que motivam os profissionais para as atividades e tipos de trabalhos
9. Entendimento das características dos observáveis dos líderes
10. Identificação dos perfis dos participantes
11. Preparar interações entre os líderes e os liderados
12. Revendo o processo de comunicação
13. A importância do feedback
14. Comunicação escrita: e-mails, memorandum, ofícios, etc.
15. A teoria das inteligências múltiplas
16. A teoria da inteligência emocional
17. Como desenvolver uma comunicação inteligente
18. Como liderar com as diferentes expectativas e motivações em ambiente multigeracional: Geração Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z

DESCRIÇÃO: O curso tem como objetivo mostrar as responsabilidades e obrigações exigidas dos líderes dentro das empresas. Competências a serem desenvolvidas para que líderes trabalhem de uma forma integrada, para a obtenção dos resultados e crescimento profissional dos colaboradores.

PÚBLICO ALVO: Futuros líderes e gestores de pessoas e equipes e Profissionais não líderes.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”.

PROGRAMA:
1. Analise do cenário atual da liderança
2. Alterações no comportamento dos clientes que afetam os mercados e empresas
3. Expectativas das empresas com a função dos líderes dentro das organizações
4. Papel dos líderes dentro das empresas
5. Identificação e entendimento dos estilos de liderança
6. Autoconhecimento e conhecimento dos outros
7. A linguagem do comportamento humano observável
8. Como liderar com as diferentes expectativas e motivações em ambiente multigeracional: Geração Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z

DESCRIÇÃO: Traçar as metas das áreas e equipes e buscar formas de acompanhar os resultados esperados e corrigir os rumos.

PÚBLICO ALVO: Líderes e gestores de pessoas e equipes.

DURAÇÃO: 4 horas

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”.

PROGRAMA:
1. Apresentação dos objetivos e metas da empresa para as áreas em questão
2. Apropriação do envolvimento individual com os resultados e as metas a serem alcançadas
3. Cascateamento dos objetivos e metas a serem alcançadas
4. Identificação dos profissionais e funções que assumem a responsabilidade de realização das atividades
5. Análise das atividades realizadas e o entendimento dos motivos da não realização de algumas atividades
6. Aprendizado e correções das atividades e resultados não realizados

DESCRIÇÃO: Um dos elementos que compõem o tripé da base da atividade humana é a comunicação, em conjunto com a participação e o movimento. Este treinamento tem por objetivo fornecer ferramentas ao participante para que sua mensagem possa se tornar comum com seus interlocutores.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que necessitem desenvolver competências de comunicação verbal e escrita para melhor desempenho de suas atividades.

MÉTODO: Aulas expositivas e workshops (utilizando a Andragogia) com dinâmicas de grupo, atividades de “role play” e estudos de caso.

DURAÇÃO: 2 dias (16 horas)

PROGRAMA:
1. Conhecendo o processo de comunicação
2. Os estilos de interação e comunicação, conforme estudo do pesquisador Paul Mok
3. Como os estilos podem interagir entre si
4. A importância do Feedback
5. Oratória e técnicas de apresentação
6. Abordagem “Presentation Zen” de Garr Reynolds
7. O conceito de Guy Kawazaki (10/20/30)
8. Quem é a “estrela” em uma apresentação?
9. Dinâmica de grupo – elaborando apresentações
10. A teoria das inteligências múltiplas
11. A teoria da inteligência emocional
12. Preparação de um plano de desenvolvimento para melhorar a sua comunicação com sua equipe e suas interfaces
13. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

  1. Comunicação escrita: e-mails, memorandum, ofícios, etc.
  2. Utilizando o Power Point como ferramenta de apoio visual
  3. Sempre tenha um plano “B”
  4. Utilizando vídeos e outros recursos na sua apresentação
  5. Dinâmica de grupo – apresentações
  6. Storytelling
  7. A preciosa regra de 3
  8. Debriefing (processamento coletivo para consolidar aprendizado)

DESCRIÇÃO: O curso capacita líderes e gestores a desenvolverem uma comunicação eficaz durante as atividades de feedback, junto às suas equipes e interfaces das áreas de contato.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que utilizam a comunicação como ferramenta de trabalho para disseminar conhecimentos e aumentar a eficiência dos resultados dos trabalhos em equipe e integrados.

DURAÇÃO: 1 dia (08 horas)

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos, exercícios práticos, filmes elucidativos e “role play”.

PROGRAMA:
1. Entendendo o conjunto de forças que recaem sobre as empresas nos dias de hoje
2. Contextualizando a comunicação nos dias de hoje
3. Autoconhecimento e conhecimento dos outros
4. A linguagem do comportamento humano observável
5. Os estilos de interação e comunicação, conforme estudo do pesquisador Paul Mok
6. Como eu posso me comunicar melhor com os demais estilos
7. Identificando e treinando comunicações de feedback dentro da organização

DESCRIÇÃO: O curso capacita os profissionais a fazerem apresentações em público e prepararem-se para a condução de reuniões buscando a obtenção do convencimento e realizações de projetos.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que precisam apresentar suas ideias para clientes e internamente, com objetivos de mostrar as vantagens das suas ideias e produtos. Profissionais que conduzem reuniões internas e externas, com o objetivo de obter adesões e adeptos aos projetos e ideias.

DURAÇÃO: 1 dia (08 horas)

METODOLOGIA:Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”, exercícios práticos de apresentações e conduções de reuniões, com filmagens e discussão dos exercícios realizados.

PROGRAMA:
1. Importância da apresentação em público e condução de reuniões eficazes
2. Identificando os objetivos e perfil dos participantes da apresentação
3. Estruturação do conteúdo a ser apresentado
4. Identificar os assuntos e os objetivos a serem alcançados na reunião
5. Condução da reunião
6. Autoconhecimento e conhecimento dos outros
7. Estilos de comunicação (Paul Mok)
8. Âncoras de carreira (Edgard Schein)

DESCRIÇÃO: O curso capacita os profissionais a conhecerem os conceitos básicos de Coaching, com o objetivo de identificar as competências necessárias para o autodesenvolvimento e para o desenvolvimento de profissionais da empresa. Traçar plano de desenvolvimento das competências necessárias.

PÚBLICO ALVO: Líderes e gestores que trabalham na capacitação e desenvolvimento de profissionais de suas equipes.

DURAÇÃO: 2 dias (16 horas)

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”, exercícios práticos de planejamento e identificação de alternativas de desenvolvimento.

PROGRAMA:
1. Carreira profissional: entendendo o momento atual através das fases da carreira profissional e suas etapas
2. Identificar as competências a serem desenvolvidas para as funções atuais dos profissionais
3. Identificar os objetivos de longo prazo e as competências necessárias para que profissionais sejam elegíveis às funções que buscam, alinhados com os objetivos das empresas
4. Autoconhecimento e conhecimento dos outros
5. Estilos de comunicação (Paul Mok)
6. Âncoras de carreira (Edgard Schein), identificando os fatores que motivam os profissionais para as atividades e tipos de trabalhos
7. Trabalho no desenvolvimento de uma comunicação eficaz e Feedback estruturado

DESCRIÇÃO: O curso capacita os profissionais para prepararem-se para uma transição de carreira, buscando novas atividades com o objetivo de continuarem a trabalhar, depois da aposentadoria, em atividades que tragam realizações pessoais e profissionais.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que se aproximam e buscam a sua preparação para o período da aposentadoria.

DURAÇÃO: Básico: 2 dias (16 horas)
Avançado: 5 dias (40 horas), com itens opcionais listados abaixo

METODOLOGIA: Exposição dialogada, abordagem pedagógica e andragógica e aplicação de jogos e “role play”, exercícios práticos de planejamento e identificação de alternativas de trabalho.

PROGRAMA:
1. Carreira profissional
2. Fases da carreira profissional e suas etapas
3. Caracterização e adaptações dos profissionais para os períodos da pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria
4. Entendendo o momento atual que o/a profissional vive: interesses profissionais em cada fase da carreira
5. Adaptações e evoluções do desenvolvimento da carreira profissional, reforçando as diversas fases
6. Autoconhecimento e conhecimento dos outros
7. Âncoras de carreira (Edgard Schein)
8. Itens modulares e opcionais
8.1. Planejamento de carreira continuada
8.2. Desenho e identificação das competências necessárias para a carreira continuada
8.3. Conceituação de Empreendedorismo
8.4. Coaching para desenvolvimento de competências
8.5. Trabalhos voluntários e sociais
8.6. Educação financeira pessoal
9. Controle da saúde física e mental

 

FORMAS DE CAPACITACÃO

Cursos Sob Medida Na IWF, temos um grande diferencial: montamos o curso de acordo com as necessidades do cliente, desde as adaptações de conteúdo até a seleção de profissionais altamente capacitados.

Cursos Sob Medida-
Na IWF, temos um grande diferencial: montamos o curso de acordo com as necessidades do cliente, desde as adaptações de conteúdo até a seleção de profissionais altamente capacitados.

Programa de Capacitação Personalizado Aqui, desenvolvemos o curso especialmente para o cliente. Além de personalizarmos um conteúdo totalmente novo, abordamos e atualizamos novas áreas de aplicação.

Programa de Capacitação Personalizado-
Aqui, desenvolvemos o curso especialmente para o cliente. Além de personalizarmos um conteúdo totalmente novo, abordamos e atualizamos novas áreas de aplicação.

 

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